InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Morreu José Saramago

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BG
AP Addicted
avatar

Número de Mensagens : 8224
Idade : 27
Localização : Planeta Minerva
Data de inscrição : 16/04/2008

MensagemAssunto: Morreu José Saramago   Sex 18 Jun 2010, 13:04

Morreu José Saramago

2010-06-18
O prémio Nobel da Literatura, José Saramago, faleceu aos 87 anos. O escritor, laureado com o Nobel em 1998, sofria de graves problemas respiratórios. ‘Caim' foi o último livro de Saramago a ser lançado.


Aos 87 anos, José Saramago faleceu vítima de cancro na sua casa em Lanzarote.

Reacções à morte de José Saramago:

Maria Almira Soares, autora do ensaio Memorial do Convento — um modo de narrar

"Estou muito triste, fui apanhada pela noticia. É uma pena imensa que a voz do Saramago tenha desaparecido, porque era muito importante. Eu tenho umas enorme admiração por ele, pela coragem dele, e pela sua obra. A obra de Saramago da minha predilecção é o Memorial do Convento. Eu escrevi o ensaio Memorial do Convento — um modo de narrar porque não conseguia calar o que esta obra me fez sentir. Acho que é uma obra-prima da literatura portuguesa."



Biografia
José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.
Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não tinha três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal.
Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literário.

Fonte: SAPO LIVROS

Para aqueles que não o sabem, Saramago vivia em Lanzarote, no arquipélago das Canárias. Ele exilou-se, julgo que em 1993 ou 1994 porque um secretário qualquer do Governo, na altura liderado por Cavaco Silva, não deixou que a sua obra O Envagelho Segundo Jesus Cristo concorresse a um Prémio Literário qualquer (penso que era o Prémio Literário Europeu) por alegar que a obra ofendia a religião católica.

Uma curiosidade: Saramago não é o seu apelido "verdadeiro". Isto é, não é o apelido da sua família. Segundo um livro que li, na certidão de nascimento acrescentaram, por brincadeira, ao nome dele a alcunha da família na aldeia onde vivia. Uma brincadeira um bocado de mau gosto... Parece que os seus pais só descobriram quando José se ia matricular na Primária e já não puderam fazer nada.

Quase todos nós já leram, ou vão ler, o Memorial do Convento em Português. Os que já leram, certamente se recordam do seu estilo pessoal no que toca à pontuação... Eu nunca li nenhum livro dele, para além do Memorial, mas li algumas partes d'As Intermitências da Morte e fartei-me de rir... Só soube da morte dele há pouco menos de uma hora e ainda estou em choque. Eu sei que ele já tinha 87 anos, mas...

Que descance em paz!

_________________


http://albumdetestamentos.blogspot.pt/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Babyblackstar
4 Real
avatar

Número de Mensagens : 5425
Idade : 29
Localização : Lx
Data de inscrição : 15/12/2009

MensagemAssunto: Re: Morreu José Saramago   Sex 18 Jun 2010, 15:46

Descanse em paz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LegendPT
The Best Damn Thing
avatar

Número de Mensagens : 1750
Idade : 26
Data de inscrição : 13/06/2008

MensagemAssunto: Re: Morreu José Saramago   Sex 18 Jun 2010, 17:55

Quando disseram isto fiquei parado vários segundos e só disse "Estás a gozar comigo?". Não que eu fosse propriamente fã dos livros dele mas enfim, é triste.

Descanse em paz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://twitter.com/legendpt
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Morreu José Saramago   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Morreu José Saramago
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Morreu José Hermano Saraiva
» Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.
» Festival Baixo Brasil em São José dos Campos
» José Cid - Fado de Sempre (HELP)
» Sinto falta disso! Mestre Renato Russo por que você se foi?o Rock morreu!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Avril Portugal :: TODOS OS ASSUNTOS :: Falamos sobre tudo!-
Ir para: